16/06/2014

[RESENHA] #O BISTURI DE OURO


Hello bibouss, tudo okay? Depois de muito tempo finalmente eu li um livro de parceria do blog e hoje estou postando a resenha ehhh \o/ O livro se chama O bisturi de ouro, obra criada pelo escritor brasileiro Chaiene Barbosa. Mas vamos ao que realmente interessa...


Lido em: Julho de 2014
Título: O bisturi de ouro
Autor (a): Chaiene Barbosa 
Editora: Novo Século
Gênero: Ficção brasileira
Ano: 2013
Páginas: 208
Avaliação: ★★★★

Sinopse: Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. Este mata a pessoa que Eduardo mais ama na vida e depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão. 

   Eduardo é um garoto de onze anos que tem um sonho: Se tornar médico. Sua mãe Catarina apoia o sonho do filho, mas seu pai Roberto não concordava com o sonho do filho. Dizia que ninguém na família era doutor e que ele deveria se conformar em trabalhar em uma fábrica.

   Eduardo não se contentava com pouco, desde novo já sabia a importância dos estudos, influenciado pela mãe que era uma mulher inteligente. Os anos se passaram e Eduardo se apaixona por Helena irmã de seu amigo Ricardo. Logo os dois começam a namorar escondidos por serem muito novos. Tempos depois eles começam a namorar com a permissão dos pais. Quando tudo estava bem o pai de Helena é demitido e recebe a oferta de um emprego em São Paulo. Helena e Eduardo são obrigados a se separar. Mas o destino as vezes nos surpreende.

   Eduardo passa a priorizar os estudos e ganha uma bolsa oferecida pelo trabalho do pai, mas apenas até o primeiro ano do ensino médio. Logo depois ele precisou estudar em uma escola pública e seu pai o convenceu a fazer um curso técnico na indústria Svatrulke.

   Eduardo conseguiu ganhar a vaga entre nove concorrentes e passou a trabalhar e economizar. Logo comprou uma “cinquentinha”, que usava para ir trabalhar, fazer o estágio e estudar a noite. Seu Roberto preocupado com o filho vendeu a moto do jovem rapaz e lhe deu o dinheiro. A princípio Eduardo ficou bravo mas depois entendeu a atitude do pai.

  Enquanto era jovem Eduardo fez “amizade” com Glauco, um rapaz invejoso e maldoso. Tinha inveja da inteligência de Eduardo  por isso não gostava do rapaz. Mas o sentimento de raiva só fazia crescer dentro de Glauco que se mostrou capaz de qualquer coisa para prejudicar os planos de Eduardo até cometer um ato imperdoável que mexeu com as estruturas de uma família pobre, mas sólida. A família de Eduardo.

   Bom bibouss não posso falar mais se não vou dar spoiler. O livro é gostoso de ler, a leitura flui naturalmente, o personagem principal é realmente dedicado e esforçado. Deu valor aos estudos desde cedo e trilhou os degraus rumo a um futuro incerto, porém brilhante.

   A capa é muito interessante tem um ar de mistério, o que atiçou minha curiosidade. A diagramação é simples e sofisticada, o livro é narrado em terceira pessoa e os fatos foram se desencadeando e dando novos rumos aos personagens.

   O que aprendi com esse livro é que a força de vontade combinado com a perseverança pode ser de grande valia para o ser o humano. Não viver no comodismo e acreditar e batalhar pelos seus objetivos independente de sua classe social, lute e conquiste seus sonhos, assim como O bisturi de ouro.
Kissus
©
.
.
imagem-logo