17/10/2014

[RESENHA] #OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA

Hello bibouss, tudo okay? Hoje estou postando a resenha do último Book Tour que estou participando, o livro Os dois lados história é da autora brasileira Laura Spíndola, que ao final do book tour irá sortear o livro para um dos participantes, espero que eu ganhe rs. Vamos começar? \o/

Lido em: Outubro 2014
Título: Os dois lados da História
Autor (a): Laura Spíndola
Editora: Cop Gráfica e Editora
Gênero: Literatura infantojuvenil
Ano: 2013
Páginas: 340
Avaliação: ★★★

Sinopse: O que você faria se estivesse prestes a entrar numa imensa montanha-russa, onde teria que despencar de lá de cima, tendo que enfrentar seu verdadeiro horror a essa aventura radical? Você deixaria que os outros soubessem de seu pavor ou enfrentaria calado seus piores pesadelos? Foi essa dúvida que atormentou Alex desde a hora em que ele entrou no parque. Havia muita coisa em jogo. Não tanto a vergonha perante os seus amigos, mas, principalmente, perante uma certa garota... Esta história narra um encontro de um grupo de amigos e suas idas e vindas no último ano letivo do Ensino Fundamental, onde amizades se formam, se fortalecem e romance paira no ar. A história é narrada pelos dois personagens principais: os adolescentes Alex e Camila. Cada evento da história é contado sob o ponto de vista de um deles. Conforme a história vai se desenvolvendo, nós viajamos por várias situações emocionantes, divertidas e engraçadas, fazendo deste livro diversão garantida.

A estória começa com o trio: Alex. Nico e Tom. Alex acaba de completar quinze anos de idade e acaba de ser desafiado... Ele fica na dúvida se deve aceitar uma aposta maluca ou passar como medroso, mas não é difícil imaginar qual foi sua escolha. Ao aceitar a posta de que iria beijar uma menina até o final do ano, ele aposta com seus amigos que quem perdesse iria passar a noite em uma casa supostamente mal assombrada.

As férias de julho acabaram e ele e os amigos voltam ao seu cotidiano escolar. Ao chegar à escola em seu primeiro dia de aula, Alex é chamado na direção e vai apreensivo, sem saber do que se trata. Para sua surpresa ele vai trocar de classe, visto que suas notas aumentaram consideravelmente nos últimos meses a diretora passa Alex para a classe 9A, a sala com os alunos com as melhores notas, do oitavo ano.

Em outro lugar não muito distante está Camila uma menina inteligente e bonita que passa seu tempo lendo livros de ficção e morre de medo de filmes de terror. A mesma é da classe 9A, que Alex acabara de entrar. Além de Alex, entram mais dois membros para essa turma.

      Alex chega à classe bem envergonhado enquanto que os outros colegas manifestaram reações diferentes da dele. Logo na primeira semana de aula o professor de História passa um questionário imenso e o representante que se chama Hugo, logo pergunta se é possível ser feito em dupla para facilitar e ele cede à ideia.


Camila tem a ideia de fazer com Bernardo o outro novato que a chamou a atenção dela, mas logo ele forma dupla com uma menina e sobra Alex. Ela chega amigavelmente e pergunta se pode fazer exercício com ele e ele aceita.

Ao começar a fazer o questionário, uma frase de Camila é mal interpretada por Alex e ele começa uma pequena discussão com a menina que também revida seus comentários. Alex acaba se envolvendo em outra aposta, agora com Camila. Ambos apostam quem iria tirar dez no teste de História, mas logo eles acabam percebendo que fizeram apenas duas respostas do vasto questionário.

Chegando a casa ambos estudam feito loucos para teste que nem é tão importante e agora a raiva já havia passado, e os dois queriam se desculpar um como outro, mas não tinham coragem de dar o primeiro passo.


        No dia seguinte eles fizeram o teste e não se falaram desde a aposta. Passado o teste Camila tira 9,8 e Alex tira 9,5. Mas a essa altura eles já começam a se entender e passam a serem amigos. Logo eles ficam inseparáveis, estudam juntos, saem pra passear etc.

A amizade só aumenta com o decorrer do tempo, mas essa aposta pode estragar uma amizade? Camila e Alex são apenas amigos, será que as pessoas irão fazer algo que prejudique essa amizade? Hum...

Bom bibouss, o livro é bem teen, quase todos os personagens são adolescentes e estão descobrindo a vida, o amor, as amizades. Gostei muito do jeito do casal de protagonistas, os dois são bem inteligentes e nada fúteis o que contribuiu muito para eu me identificar com eles, principalmente com Alex que gosta de gatos, assim como eu. Rs

O livro é autodiegético, mas é narrado pelos dois protagonistas, a diagramação é bem maneira cada capitulo um desenho diferente ilustra um fato de ocorre no capítulo. A escrita é de fácil compreensão, não vi erros de digitação, as folhas são brancas e a capa é fosca.

Quanto à capa eu não achei o máximo, mas também não odiei, acho que poderia ser mais bonita e mais bem acabada. A estória me prendeu bastante e eu gostei muito do enredo adolescente, a única parte de me decepcionou foi o final, poderia ter sido melhor e ficou a desejar.

Recomendo essa estória ao público jovem, pois eles com certeza estão vivendo essas experiências e ainda estão formando seu caráter.

         Então bibouss, espero que tenham curtido se sim deem um like abaixo do título do post isso me ajuda muito com a divulgação do blog. Deixem nos comentários se já leram esse livro, se sim deixem o link pra eu poder ler sua resenha, vô-LÁ!
Kissus
©
.
.
imagem-logo