13/11/2014

[RESENHA] #CLARICES


Hello bibouss, tudo okay? Hoje eu estou fazendo um post de um livro de parceria do SVÂ, o livro foi cedido pela escritora e atriz brasileira Luciana Bollina, autora do livro Clarices. Vamos começar? \o/

Lido em: Novembro 2014
Título: Clarices
Autor (a): Luciana Bollina
Editora: Philae
Gênero:  Romance brasileiro
Ano: 2013
Páginas: 144
Avaliação: ★★★★


Sinopse: Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça.


Clarice é uma jovem pintora que escreve cartas para seu amor. Um amor que ainda não se materializou em sua vida. Ela estava colorindo a parede de sua casa, mas ainda não estava satisfeita com os resultados. Sentiu que a pintura não estava conseguindo passar os sentimentos que ela almejava.

Alguns dias depois ela foi até uma locadora, ansiosa para alugar um filme leve que a entretece. Desejando entender o que não tinha resposta e querendo a companhia silenciosa de um livro ou um bom filme.

“No fundo ela queria entender alguma coisa e saía atrás de livros e filmes. Queria saber quem ela era. Queria entender o mundo”.
Ao sair da Locadora se deparou com um homem com roupas despojadas, que a parou e perguntou se ele poderia falar com ela. O homem era Gabriel autor independente que estava vendendo seus livros de poemas e achou que Clarice gostaria de ouvir de sua boca um dos poemas criado por ele.

Gabriel recita seus humildes versos, que tocam profundamente na alma de Clarice, que fica estagnada pelos versos e logo em seguida engata em um papo que responde suas perguntas e ao mesmo tempo a enche de dúvidas.

Ao finalizar o assunto Clarice vai embora, mas não tira o desconhecido estranho e charmoso Gabriel de sua mente. Ela tenta voltar no mesmo horário posteriormente para tentar reencontrar o escritor e expor seu ponto de vista a cerca do livro dele que ela comprou e logo foi embora.

Mas ao ver Gabriel conversando com Virgínia uma linda mulher ela se dá conta de que nem sempre o que se espera é o que se realiza. Ela começa a substituir uma professora em uma turma de artes e aos poucos vai percebendo o quanto gostou da experiência. E em meio a novos sentimentos por Gabriel, ela está sem paciência para lidar com a irmã que anda agressiva e sem limites.

“Morrer vivendo é a pior coisa que pode acontecer a alguém”.
Clarice vive tentando encontrar a verdade que tanto necessita para seguir em frente, mas será que a verdade é algo que ela esperou? Ou tudo não passou de uma peça pregada pelo destino?

--------------------------------------------------------------------------------------

Bom bibouss, o livro é bem interessante. Gostei muito de alguns pontos do livro que me deixaram curiosa, como o aparecimento repentino de Virgínia e as brigas incessantes com a irmã que a acusa de se intrometer em sua vida, deixando-a furiosa.

Eu fiquei com muita antipatia da irmã de Clarice, a Cláudia me pareceu ser uma rebelde sem causa, mas no fim eu entendi seus motivos, mas mesmo assim achei exagero.

Ao passo que os protagonistas eram muito parecidos, ambos gostavam de aproveitar a arte, a música, bons livros e peças de teatro. Fiquei ansiosa para saber como seria o desfecho da estória.

“Era hora de crescer. Hora de não se entregar a medos. Hora de pegar as rédeas”.
O livro é relativamente fino, demorei dois dias para terminar de ler, mas devido a Faculdade e estudos tenho lido mais lentamente. A capa é muito interessante e misteriosa, as folhas são amarelas e a diagramação é simples. Não encontrei erros significativos na estória. O livro possui um narrador heterodiegético, pois não participa da trama.

É isso bibouss, espero de tenham curtido a resenha se sim, deem um like abaixo do título do post isso ajuda muito na divulgação e crescimento do blog e comentem o que acharam da resenha, vô-LÁ.
Kissus
©
.
.
imagem-logo