25/01/2015

[RESENHA] #PADMA


Hello bibouss, tudo okay? Hoje aqui no blog a resenha de um livro nacional da autora parceira do blog, Kelly Hamiso, por Padma, vamos começar? \o/

Lido em: Dezembro de 2014
Título: Padma
Autor (a): Kelly Hamiso
Editora: Novo Século
Gênero: Ficção brasileira
Ano: 2014
Páginas: 512
Avaliação: ★★★★

Sinopse: Jéssica é uma garota de dezessete anos, estudiosa, bonita e rica, que havia ganhado uma segunda chance. Numa visita à casa de sua avó, em São Paulo, conhece um grupo de amigos e Beto, rapaz rebelde que, entre cigarros, bebedeiras e rock’n'roll, está longe de ser o homem ideal, mas sua indiferença o torna irresistivelmente fascinante. Tinha tudo para ser mais uma história de amor, exceto por um detalhe: os dois não sabiam que essa união os transformaria em peças de um jogo entre membros de uma organização e um homem ambicioso; todos manipulados por Arimã, o anjo corrompido. Para que consigam ficar juntos, Jéssica e Beto precisarão revelar segredos, aprender a perdoar, interpretar sonhos e acreditar que não estão sozinhos. Entre vícios, brigas, uma flor que inspira e seres sobrenaturais, está Padma, em busca da luz. 

No livro Padma a estória se baseia nos personagens Jéssica Garbes e Alberto Gonçalves (Beto). Tudo começa com a viagem de Jéssica e de seu chofer Sérgio que é apaixonado pela moça em segredo. Jéssica decide passar duas semanas no Brasil para visitar a mãe e seus outros parentes. Visto que  já está em Nova Iorque tanto tempo que está com saudade de casa. Sérgio não gosta nada da ideia mas aceita por não ter escolha.

Ao chegar a cidade de São Paulo ela se depara com uma mãe indiferente a sua chegada. Dona Isaura assim que a filha chega já está pronta para o trabalho, sendo uma empresária bem sucedida e com uma reputação a zelar, não se envolve emocionalmente com a filha.

Jéssica então tem a chance de passar uma semana na casa da avó Laura e Sérgio fica muito desconfortável por não estar exercendo mais tanto domínio pela moça. Ao reencontrar com o tio Alexandre (Xande), ele logo suspeita das intenções do chofer e faz de tudo para siar com a sobrinha e deixa-la afastada do homem.

"A submissão de Jéssica lhe dava a sensação de poder, e aquele jogo lhe parecia mais atraente do que se estivesse aos beijos com ela. A ausência da mãe dava-lhe absoluto controle da situação. Apenas aguardava o momento em que seu amor fosse correspondido, o que, para ele, não estava longe de acontecer. Desde então, nunca mais se afastara dela. Jéssica não tinha a presença da mãe, nem amigas, nem namorados, apenas Sérgio".

Jéssica é extremamente frágil e tem fortes dores de cabeça e por ser tão frágil Sérgio a manipula a todo momento a fazer o que ele quer. Primeiro a convenceu de morarem juntos em um apartamento em Nova Iorque, dispensou a empregada e passou a ser a única companhia de Jéssica, até em seus trabalhos como modelo ele é quem dava a palavra final.
Mas Jéssica conhece Beto um rapaz que bebe, fuma e se veste de preto que ama rock and roll e só pensa em si mesmo. Em meio a negócios fraudulentos ele faz a segurança de um homem poderoso chamado Jonathan que era um dos chefes da organização criminosa que fazia o transporte de drogas e mercadorias ilegais. Junto com ele está Tucaio, Roberta, Xande, Maya, Emerson, Teco, entre outros. Todos ligados a este esquema de sujeira e fraude.

"-Ele nem sabe que moro em Nova York. Na verdade ele tem complexo de inferioridade, acha que não merece nada nem ninguém. Imagine se ele soubesse quem sou? Um bela porcaria de herdeira".

Jéssica se apaixona por Beto e ele por ela, mas a relação é bem conturbada devido ao fato de Beto não se considerar merecedor de Jéssica e pelo lado violento e explosivo que ele possui. Sem contar o ciúme descomunal que ele sente por ela. Mas convenhamos que ela também é muito ciumenta e relação ele. Principalmente com Roberta ex ficante do rapaz.

"Beto é fogo e Jessica é água, se não houver um equilíbrio vão acabar um com o outro".

Em meio a tudo isso ainda está Arimã um anjo corrompido que fica o tempo todo influenciando nas decisões das pessoas principalmente com Sérgio e Beto. Ele quer algo e não medirá esforço algum para conseguir cumprir seu maior objetivo de destruição. Padma que significa flor de lótus está lá para afastar com seus mecanismos tudo aquilo que a prejudica e o mesmo acontece em relação à Jéssica e Beto que obtiveram do verdadeiro Senhor mais uma oportunidade de concertar o que foi desfeito por seu inimigo, mas nem tudo é tão fácil quando pode parecer em meio a brigas e intrigas a estória se desenvolve e faz você decifrar o que o verdadeiro Senhor quer revelar. 
Bom bibouss o livro é interessante, mas eu senti falta de um que a mais. O que mais gostei foi da forma como a protagonista Jéssica amadureceu durante a trama. No começo era muito insegura e não fazia nada sem a aprovação de Sérgio. Mas no decorrer ela se mostrou uma mulher forte e independente, com seus medos e fraquezas mas vivendo da maneira que ela mesma escolheu, sem a interferência de ninguém. Outra personagem que me cativou foi Sheila, esposa de Tucaio que sempre esteve ao lado de Jéssica, a consolando e dando sábios conselhos a menina.

"Não se entregue, reflita; Não duvide, liberte-se. Emerja, seja Padma".

Outros personagens que também compunham o livro eram Bento irmã de Beto, Isaura mãe da Jéssica, Bel irmã de Beto e Bento e Walter pai de Jéssica. Que também foram muito especiais para Jéssica e nem sempre puderam estar ao lado dela, mas gostavam muito dela, cada um a sua maneira.

O livro também contava com a presença do anjo Gabriel que ajudava Jéssica a conseguir fazer valer mais uma oportunidade de viver ao lado de seu amor e realizar os desejos estabelecidos pelo verdadeiro Senhor.

Quanto ao designer do livro: a capa é linda, a diagramação é simples e sofisticada. O livro é narrado por um narrador heterodiegético, não faz parte da estória. Possui o selo Talentos da literatura brasileira pela editora Novo Século.

Então é isso bibouss, espero que tenham curtido, se sim deem um like abaixo do título do post isso me ajuda muito com a divulgação e o crescimento do blog, e deixem nos comentários o que acharam da trama.

Kissus
©
.
.
imagem-logo